sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Mitos é Verdades sobre Exercícios Físicos

Olá meninas, tudo bem ?

Hoje vamos falar um pouco de saúde bem importante para o nosso dia a dia, o tema de hoje aborda os mitos e as verdades da atividade física.

1 – A prática de pilates aumenta a massa muscular e a flexibilidade?
VERDADE. O aluno conseguirá definir a musculatura, sem aumentar muito o seu volume. O foco do pilates não é hipertrofia. O resultado não está relacionado ao número de repetições, mas pela qualidade do movimento. A consciência corporal adquirida, somada a um trabalho da estrutura musculoesquelética, permite a execução dos exercícios com eficiência e segurança.

2 – A gordura vira músculo com treinamento físico?
MITO. O exercício não destrói os depósitos de gordura. Na verdade, ele ajuda a queimar calorias provenientes da gordura. Quando você diminui o peso por meio de dieta e exercício, ocorre a redução do volume das células adiposas, ou seja, elas continuam lá, mesmo depois de você ter emagrecido. A diminuição da quantidade de células gordurosas somente é feita por procedimento cirúrgico, como lipoaspiração ou outros métodos.

3 – Correr com agasalho ajuda a emagrecer ?
MITO. Nunca se agasalhe demais ou enrole plásticos no corpo para se exercitar. A perda de peso ocorrerá devido à desidratação. O volume é reposto imediatamente após o exercício. Roupas ideais permitem a regulação da temperatura corporal, necessária para um bom funcionamento das reações fisiológicas que ocorrem durante o treino.
Inverno - É preciso conservar o calor corporal e evitar sua perda para o ambiente mais frio.
Verão - É necessário vestir roupas que permitam a perda de calor, mantendo a temperatura do corpo confortável.

4 – Após a atividade física, você deve sentir dor para que o exercício surta efeito?
MITO. Não é preciso que você sinta dor muscular para ter bons resultados. Porém, se você está parado (a) há muito tempo, ao iniciar um programa de exercícios, provavelmente sentirá dor muscular devido ao estímulo dado ao músculo que não está acostumado com determinado exercício. Assim, o treino deverá ser progressivo, iniciando de acordo com o seu condicionamento, para não causar lesões. Atletas que trabalham no limite do condicionamento também estão sujeitos a dores e a lesões, por isso, devem fazer um trabalho com acompanhamento e orientação de um profissional competente.

5 – O treinamento funcional promove hipertrofia muscular?
MITO. O treinamento funcional apenas gera ao iniciante um ganho de força expressivo e ligeira hipertrofia, acompanhados de um condicionamento físico excelente. Mas isso ocorre com qualquer pessoa que começa a se exercitar. Então, o treinamento funcional NÃO promove hipertrofia muscular.

6 – Cãibra indica desidratação?
VERDADE. A deficiência de potássio pode ser um diagnóstico precoce demais, pois as contrações estão mais ligadas a baixos níveis de magnésio e sódio.
Além de hidratação insuficiente, falta de alongamento e excesso de esforço também são possíveis causas. Se encher de banana não é a solução para nunca mais ter cãibra. Ao sentir a dor, é melhor parar, beber água ou isotônico, alongar a região afetada e esperar a dor passar.

7 – Exercício localizado auxilia na redução de medidas?
MITO. O que faz reduzir as circunferências em excesso é uma boa dieta. Atividade aeróbica também ajuda, porque aumenta o gasto calórico.
No treino aeróbico, a pessoa perde gordura no corpo todo, não apenas no abdômen. E os exercícios localizados não fazem com que a perda de gordura ocorra em uma região específica. O gasto calórico dos abdominais é irrisório, não serve para emagrecer.

8 – Quanto maior a passada, melhor a corrida?
MITO. A amplitude da passada varia de acordo com o perfil e o tipo físico de cada corredor. Se suas pernas são curtas, por exemplo, a passada longa vai exigir um esforço excessivo. Nesse caso, o ideal é dar passadas mais curtas, em maior número. Assim, você economiza esforço e o exercício rende mais. Mesmo para quem tem pernas compridas, passadas abertas demais podem resultar em um gasto maior de energia e maior perigo de lesão por causa do impacto com o solo. Conheça seu corpo, seus limites e teste diferentes tamanhos de passada até encontrar o ritmo mais confortável.


Então meninas tá ai algumas dicas, aproveitem. Um super beijo!

7 comentários:

  1. Adorei as dicas! Sempre bom ficarmos sabendo o que é verdade e o que é mentira para nos exercitarmos corretamente. Muito bom!

    Beijos,
    http://diariodasquatro.blogspot.com.br/
    FB

    ResponderExcluir
  2. Gente, to chocada com esses mitos revelados :( eu realmente acreditava nessa coisa de gordura virar músculo! Muuuuito bom teu post mesmo! :D

    (FB)
    http://relativismoescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pra falar a verdade nunca fui ligada a exercícios físicos,mas nunca é demais saber os mitos e acertos dessa pratica, afinal mexer com o corpo ñ é brincadeira exige desempenho, cuidados médicos e uma boa alimentação. É preciso atenção ao se dedicar a prática de exercícios, é como vcs dizem no post nem sempre o que a gente acha que é certo é, por exemplo: quando eu fazia musculação, eu achava que a dor era sinal de músculo firme, e pelo que vi aqui no post ñ é bem assim, acho que foi por isso que até hj meu joelho dói muito quando corro ou ando de bicicleta ; ( eu abusava dos exercícios nas coxas e pernas ...

    Parabéns meninas, o blog é bem informativo. Continuem assim!!!
    Bjs
    www.depoisqueeumudei.com
    *FB

    ResponderExcluir
  4. Pois é meninas, procurei direitinho fiquem ligadas nas próximas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber de tudo isso, acho que exercício físico é essencial para todas as pessoas de todas as idades, eu confesso que não gosto muito, mas agora estou tentando entrar nessa!

    www.sendomimada.com
    FB

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo